Dicas para organizar os gastos do casal



Para viver em paz com o orçamento doméstico, façam uma espécie de contabilidade do casal e analisem juntos, o que entra e o que sai todo o mês. Não é preciso enlouquecer se o orçamento não for cumprido, mas é muito importante saber o valor médio de todos os gastos.

Conversem sempre sobre finanças. Um deve saber o quanto o outro ganha, o que tem e quanto gasta e como andam os investimentos ou as dívidas da família. Mesmo que só um trabalhe e as contas sejam separadas, façam o possível para tomar as decisões em conjunto.

Se um gasta demais e o outro economiza, é preciso entrar num acordo e definir as prioridades. Se vocês tem filhos ou pretendem ter saiba que o orçamento muda completamente depois que as crianças chegam. É necessário definir o padrão de vida e educação que pretendem dar aos filhos.

Quem ganha mais paga mais. Saiba que casamento e egoísmo não combinam de forma nenhuma. Se o casal tem contas separadas, compartilhem as informações financeiras. Se optarem pela conta conjunta, cuidado com o controle excessivo.

Quitar crediários antes do prazo é bom negócio. Além de se livrar logo da dívida, vocês verão que podem ter direito a descontos. O devedor sempre tem direito a um desconto equivalente aos juros que seriam pagos no futuro. Se a pessoa tiver o dinheiro em mãos, é bem melhor fazer isso do que colocar o valor em uma aplicação financeira. Boa sorte!

0 comentários:

Seguidores