Dicas para o Cabelo



As queixas de enfraquecimento e queda de cabelo têm se tornado mais frequentes e precoces nos consultórios de dermatologistas. De um lado, existem as mudanças de hábitos das mulheres: elas fumam mais, sofrem mais de stress e em muitos casos se submetem a dietas mirabolantes. Os tratamentos químicos danificam os fios. As tinturas, descolorações e alisamentos comprometem a resistência, a maciez e o brilho dos fios. Para proteger os seus cabelos, o primeiro passo é escolher bons produtos menos danosos, que não contenham formol nem derivados, como por exemplo, o ácido fórmico.

Na hora do banho, leve os cabelos com água na temperatura ambiente, porque a água quente desidrata ainda mais o fio porque abre a cutícula (camada mais externa do cabelo) e permite a perda de aminoácidos e proteínas.

A tração exagerada de penteados e o uso constante de elásticos e presilhas comprometem a resistência do fio de cabelo. Evite prender o cabelo ou usar tranças com frequência. Prefira elásticos macios, feitos de silicone e presilha de dentes largos. Jamais prenda o cabelo molhado, pois ele fica mais suscetível à quebra. Nunca desembarace o cabelo quando ele estiver muito molhado. Ele fica mais frágil e propenso à quebra. Prefira pentes de osso e madeira e escovas de cerdas naturais.

Quanto as chapinhas e aos secadores, sua fonte de calor remove a camada de proteção natural do fio de cabelo, tornando mais fácil a sua quebra, porque a ação do calor faz ainda a água evaporar deixando o fio mais poroso e sem brilho. Nunca use secador, chapinha ou baby liss sem antes passar um produto próprio para esse fim, como por exemplo, as pomadas e leave-ins à base de silicone. Eles não excluem a possibilidade de danos, mas agem como uma luva térmica, minimizando o calor sobre o fio.

0 comentários:

Seguidores