O café faz mal à saúde



O café faz mal à saúde?

Não é engraçado o fato de milhões de pessoas serem viciadas e apreciarem tanto uma xícara de café? Afinal, café faz ou não bem à nossa saúde? Especialistas dizem que sim, o café faz bem à saúde desde que em quantidade moderada, não vale exagerar. O indicado é tomar no máximo três xícaras tamanho médio por dia.

É composto de vários minerais como o cálcio e potássio, aminoácidos, açucares, vitamina B, lipídios e cafeína. Quando bebemos o café, a cafeína age sobre nosso cérebro estimulando o neurotransmissor dopamina. Assim, o sistema nervoso fica em alerta e nos proporciona um ótimo rendimento no trabalho ou na escola.

A bebida também tem o poder de melhorar o rendimento durante uma atividade prolongada e a memória, protege contra acidente vascular cerebral, doenças cardíacas, depressão, diabetes e desenvolvimento de diversos tumores. Pesquisas feitas com crianças comprovam que o café ajuda na concentração e no rendimento escolar.

Pessoas que tomam o café têm menos chances de desenvolver o mal de alzheimer e hepatite C.

Agora, a ingestão de cafeína em excesso pode trazer alguns problemas à nossa saúde. Pode provocar o aumento da pressão sanguínea arterial, da secreção gástrica, da produção de urina, enfraquece o organismo e diminui a taxa de oxigenação dos neurônios.

Portanto, não devemos abusar na quantidade de café para que não sejamos prejudicados, afinal qualquer coisa em excesso faz mal à saúde, não é mesmo?

3 comentários:

Lay Says:
24 de abril de 2011 às 16:20

Eu tinha muitas dúvidas sobre o café, mas quando li este texto passei a entender. Agora já sei quais são os benefícios e os males que o café pode trazer.
Gostei muito!
Obrigada!

Enter Vision arts Says:
17 de setembro de 2011 às 18:23

Nossa eu já estranhava, eu tomava quantidades absurdas de café por dia, tenho fortes dores de estômago.

Marcelo Ferreira (Coldfer) Says:
3 de maio de 2012 às 12:06

Conheço uma pessoa que parece um chafariz de tanto café por dia! Ela corre serios perigos né? devo avisá-la!

Seguidores