Sobre a Dengue



O mosquito da dengue pode estar mais perto do que você imagina. Ele é pequeno e perigoso. Adora água parada, se reproduz com grande velocidade e pode se esconder até nos trilhos das portas do seu box.

O mosquito AEDES AEGYPTY é o transmissor da dengue. A doença transmitida por esse mosquito causa febre alta e pode até matar. O tempo quente e as chuvas criam um belo ambiente para a formação de criadouros. Por voar pouco, esse mosquito possui características domiciliares. Basta que ele encontre um local com água limpa para que comece a reprodução.

Para se prevenir contra esse mosquito é preciso se proteger dentro e fora de casa. Complete os pratinhos das águas das plantas com areia. Existe outra alternativa que é a de usar um apoio bem justo ao vaso para não deixar frestas para que o mosquito possa entrar e desovar.

Cuidado com as geladeiras que têm, embaixo do motor, um local para a água de degelo. Esse é um local muito especial para que esses mosquitos se reproduzam. Lave esse local com água e sabão, esfregando bem. Os filtros que ficam na cozinha devem ter um tratamento especial. Mantenha-os sempre limpos e tampados.

Invista em algumas doses de inseticida nos ambientes. Se possível, coloque telas nas janelas. O trilho por onde correm as portas do box é úmido e quente. Mantenha esse local bem seco e limpo.

Se tiver ralos que são poucos usados, mantenha-os limpos e tampados. Embalagens que podem armazenar água devem estar sempre tampadas ou viradas com a boca para baixo. Cuidado com as piscinas de plástico. Elas são um convite para a proliferação da dengue.

Atenção especial também com as calhas. Elas podem ser obstruídas por causa de galhos e folhas. Faça uma boa limpeza para retirar todos os resíduos. Quanto a caixa d’água, ela deve ser muito bem tampada e higienizada. Se tiver dúvidas quanto à problemas de contaminação, o melhor a se fazer é esvaziar toda a água, limpar muito bem o interior da caixa com um escovão. Preste bem atenção para ver se não existe nenhum resquício de ovos do Aedes Aegypti.

Quando estiver cheia, despeje cloro na água (para 100 litros de água use 1 litro de cloro). Se você seguir essas instruções, você estará colaborando com a saúde pública e com a sua também. Seja valente! Faça a sua parte!

0 comentários:

Seguidores